sábado, 22 de setembro de 2012

Atitude desrespeitosa

Fomos informados de um fato lamentável que circula no mundo virtual. Trata-se da imagem de Frei Damião de Bozzano exposta de maneira abusiva, desrespeitosa. Uma atitude isolada cometida por alguém que não respeita o patrimônio público, e muito menos, a credulidade devocional que o monumento representa.


Não estamos divulgando o fato para fins partidários, e sim, para orientar que determinadas atitudes (que manifestam preferências partidárias) tem limite, momento e local adequado.

Exortamos os fiéis ao exercício de uma campanha limpa, pautada nos valores cristãos da boa convivência e do respeito ao próximo. Expressemos nossas opiniões de maneira amigável, tendo a convicção de que o único que devemos “exaltar”, é Jesus Cristo, nosso salvador.

Repudiamos qualquer tipo de ação que venha atentar contra os princípios religiosos do povo bonjardinense.

Conheça o que o monumento representa!

A estadia do frade capuchinho em Bom Jardim revigorou o sentimento religioso disseminado pelos seus primeiros irmãos de ordem que em Bom Jardim estiveram de 1874 a 1876. Sempre acompanhado pelo seu devotado amigo (Frei Fernando) alcançaram um grande prestígio e admiração de toda população. A figura de Frei Damião representava (na época) para a mentalidade popular, a  solução definitiva dos problemas, a cura das enfermidades e o auxílio aos mais necessitados. Esses fatores contribuíram para diversos tipos de manifestações. Multidões se deslocavam de suas respectivas localidades para contemplá-lo junto aos bonjardinenses, aglomerados nas estreitas vielas da cidade.


As pregações à moda antiga de Frei Damião causava inquietude entre os bonjardinenses, resultado de um método pautado pelos princípios teológicos do Concílio de Trento, que estima pelos valores da fé e disciplina da Igreja. Em suas visitas ao município, aproximou o povo de uma vivência qualitativamente sacramental: casamentos, confissões, distribuição de comunhão, batizados, pregações, missas e conversões, proporcionavam um intenso movimento espiritual entre os habitantes sensibilizados pela intensidade do espírito religioso das santas missões. O fascínio pelas suas ações pastorais está presente nos diversos depoimentos populares, até mesmo quando a graça não se alcançava. 

O trajeto missionário do frade foi marcado por um incansável projeto de disseminação religiosa, onde trabalhou incessantemente pela salvação e solidificação da fé dos fiéis bonjardinenses.

Nota: Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant'Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário