quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Luiz Gonzaga, 'rei do baião' cantou a fé do povo nordestino


Luiz Gonzaga do Nascimento, o pernambucano de Exu, completaria 100 anos de idade nesta quinta-feira (13).
Cantor, compositor e instrumentista, Luiz Gonzaga, que ficou conhecido como Gonzagão o ‘rei do baião’, também foi um homem que cantou e documentou a fé do povo nordestino.

Criador da ‘Missa do Vaqueiro’ e devoto de São João Batista, sempre trouxe presente em suas canções a devoção a figuras religiosas como frei Damião e padre Cícero.
Luiz Gonzaga documentou também a fé do seu povo ao expressar em suas músicas as romarias, novenas, procissões e promessas.

O sanfoneiro está recebendo neste ano diversas homenagens pela passagem do centenário do seu nascimento. Paróquias e igrejas de todo o Brasil, promovem atividades diversificadas para celebrar a data.

Hoje na Igreja de São Benedito, em Teresina (PI), a I Colônia Gonzagueana do Brasil, promove às 16h30, o encontro e o cortejo dos sanfoneiros na frente da igreja e às 17h30, será celebrada a Missa de Santa Luzia.

Após a missa, haverá apresentação do Coral Nova Visão da Associação dos Cegos do Piauí interpretando a canção ‘Assum Preto’, apresentação de outras bandas e cantores regionais, leilão cultural e outras atividades.

Elisangela Cavalheiro - Redação Portal A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário