sexta-feira, 11 de abril de 2014

Noite Penitencial: Mutirão de Confissão reúne centenas de fiéis na Igreja Matriz de Sant’Ana

O propósito do perdão e reconciliação com Deus levou centenas de fiéis a participarem na última quarta-feira, 9, na Igreja Matriz de Sant’Ana, da Noite Penitencial com a presença dos Sacerdotes do Setor Surubim. O Mutirão de Confissão, realizado dentro do período litúrgico da Quaresma, tem como intuito ampliar o atendimento aos fiéis que buscam o Sacramento da Confissão antes da Semana Santa, para viver qualitativamente a Páscoa do Senhor.


Segundo o Padre Severino Filho, Vigário da Paróquia de São Sebastião (Surubim-PE), responsável pela homilia da celebração, ‘a confissão é uma oportunidade salutar de preparação para vivenciarmos bem o Mistério Pascal, por meio da reconciliação com o Senhor’.

“Confessar-se é necessariamente buscar nos reconciliar com Deus. É renunciar voluntariamente o nosso orgulho e reconhecer diante do próprio Deus as nossas fragilidades. O Senhor instituiu este primoroso Sacramento para restabelecer conosco o elo obstruído pelo pecado. E tendo reconstruído este elo, Ele nos propõe uma luta contínua contra o pecado e tudo aquilo que distancia o homem de Deus. Ao receber a absolvição e a penitência conferida pelo sacerdote, instrumento da misericórdia e da justiça de Deus, busquemos o convertimento sincero e o quebrantamento das barreiras que limitam o acesso de Deus ao nosso coração. Feito isto, desfrutaremos de uma Páscoa frutuosa e cheia de significados para nossa vivência cristã.” Salientou Pe. Severino Filho.

O sacramento da reconciliação foi instituído pelo Senhor, na tarde de Páscoa, quando apareceu aos apóstolos e lhes disse: «Recebei o Espírito Santo; àqueles a quem perdoardes os pecados serão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes serão retidos» (Jo 20, 22-23). O próprio Jesus perdoou os pecados de muita gente, para o Senhor isso era mais importante que fazer milagres. Ele via aí o maior sinal da irrupção do Reino de Deus, em que todas as feridas são curadas e todas as lágrima enxugadas. O Senhor transmitiu aos Seus apóstolos a força do Espírito Santo, na qual Ele perdoava os pecados. Dessa forma, quando nos dirigimos a um sacerdote para confessarmos nossos pecados, caímos nos braços do nosso Pai celeste.

Assim, o homem arrependido de seus pecados, após um sincero exame de consciência; e uma verdadeira contrição (arrependimento) de seus pecados, motivada pelo amor a Deus e do propósito de não mais pecar, dirige-se ao sacerdote e diante dele descreve seus pecados, obrigando-se a realizar certos atos de penitência, que o confessor lhe impuser para reparar o dano causado pelo pecado. O sacerdote, por sua vez, exerce o dever que Cristo confiou aos seus apóstolos, aos bispos, sucessores destes e aos presbíteros, seus colaboradores, os quais, portanto, se convertem em instrumentos da misericórdia e da justiça de Deus. Eles exercem o poder de perdoar os pecados no ‘Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo’. (Catecismo da Igreja Católica)


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Muito importante para nós cristãos esse dia. O padre é o representante de Deus aqui na terra e em nome de Jesus ele perdoa os nossos pecados. Confessar uma vez cada ano é o mínimo que devemos fazer.

    ResponderExcluir