quarta-feira, 16 de abril de 2014

Tradição de mais de um século: Procissão do Encontro reúne fiéis na tarde do Domingo de Ramos

Tradição de mais de um século, a “Procissão do Encontro” reuniu os fiéis bonjardinenses na tarde do último domingo, 13, dia que se celebrou a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, para recordar o doloroso encontro de Maria com seu filho Jesus, a caminho do Calvário. Convidados a refazer e refletir os passos de Cristo, cheios de fé e piedade, os paroquianos conduziram as imagens de Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora da Soledade, pelas imediações centrais da cidade, tendo o seu ápice (encontro) na Praça de São Sebastião, onde foi realizado o sermão de conclusão da solenidade, ministrado pelo Pe. Elias Roque.


Durante pregação, Pe. Elias Roque ministrou um conciso discurso sobre o testemunho exercido por Maria ao encontrar com seu filho, Jesus, a caminho do Calvário. Segundo o nosso pároco, ‘recordar este doloroso encontro nos introduz definitivamente no espírito litúrgico da Semana Santa, crendo na vitória absoluta de Cristo sobre a morte’.

“Aqui estamos reunidos para recordar o doloroso encontro da mãe com seu filho, naquela sexta-feira santa em que Jesus carregava o pesado lenho da cruz. Aquela mãe dolorosa, sofrida, que tanto acalentou Jesus em seus braços, se depara com seu filho chagado pelos nossos pecados. Maria é a mãe das dores, que representa todas as mães em todos os tempos. Maria é exemplo salutar para todas aquelas que se encontram aflitas em virtude das ações que vitimam seus filhos e desestruturam seus lares. Quantas mães hoje vivem num constante sofrimento; desesperadas ao presenciar seus filhos vitimados pela violência que assola nossa sociedade... São dores que persistem, onde só a misericórdia e o amor de Deus podem saná-las. Contemplar o doloroso semblante de Maria, porém convicto dos planos divinos, é ter a certeza da vitória posterior a toda dor vivenciada. E é esse o testemunho de fé e coragem que Maria deixa para todos nós.” Salientou o nosso pároco.

O tradicional cortejo acontece sempre na tarde do Domingo de Ramos, e é realizado pelas ruas de Bom Jardim há mais de um século.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana – http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário