sexta-feira, 5 de junho de 2015

Tradição: Solenidade do Corpus Christi tem missa e procissão pelas ruas de Bom Jardim

Bonjardinenses enfeitam ruas e residências para saudar a passagem do Santíssimo Sacramento

Na tarde da última quinta-feira (4), dia em que a Igreja festejou a solenidade do Corpo e Sangue de Jesus, fiéis participaram da celebração do Corpus Christi, com a tradicional confecção dos tapetes, Santa Missa na Igreja Matriz de Sant’Ana e procissão conduzindo o Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro da cidade.


A Festa de Corpus Christi surgiu, no século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258), que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra à Sagrada Eucaristia, o que foi aprovado pelo Papa Urbano IV (1262-1264), em 11/08/1264 pela Bula “Transiturus de mundo”. Quando o Papa encontrou a procissão na entrada de Orvieto, trazendo a relíquia do milagre eucarístico acontecido em Bolsena, pronunciou diante da relíquia as palavras: “Corpus Christi”. Muitos são os milagres eucarísticos em todo o mundo; por causa deles, a Igreja oficializou a procissão nas ruas, levando o Santíssimo Sacramento para ser adorado publicamente. (Professor Felipe Aquino - Canção Nova)


Segundo Pe. Elias Roque (pároco), presidente da celebração, o ato da adoração ao Santíssimo Sacramento deve expressar o mais íntimo amor, devoção, honra e respeito contidos no coração daquele que segue verdadeiramente a Jesus Cristo.


“Precisamos deixar o comodismo de lado e ouvir o chamado que o Senhor nos faz diariamente. Entender que todos nós constituímos o Corpo de Cristo, a Igreja, do qual Ele próprio é a cabeça. Que Jesus Eucarístico, presente entre nós em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, nos revigore na fé constantemente, para n’Ele alcançarmos o tão sonhado Reino dos Céus”, frisou o pároco.

Após a chegada do cortejo, os fiéis receberam a bênção solene do Santíssimo Sacramento, encerrando a celebração do Corpus Christi.

Imagens da Solenidade do Corpus Christi: https://www.facebook.com/ParoquiaDeSantAnaBomJardimPernambuco

Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana – http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário